quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Dia do Idoso


No passado dia 1 de Outubro comemoramos o dia do Idoso.Juntamente com os miudos criamos uma lembrança e uma pequena dedicatória aos idosos da nossa zona que estão a frequentar o centro de dia.
Começamos em conjunto por decidir a actividade e logo chegamos à conclusão de realizar uma "Vaquinha Gulosa" para lhes oferecer.
Os miúdos estavam encantados pois no ano lectivo anterior criamos um intercâmbio com esses mesmos idosos e parte deles estavam felizes por os poder rever.
Começamos inicialmente por caracterizar os "velhinhos" tal como as crianças o dizem. Para umas eram queridos, para outros simpáticos, amigos, brincalhões, companheiros, ...
Eram aquelas pessoas que brincavam com elas, que lhes davam guloseimas, pois os tais "velhinhos" para eles mentalmente eram os avós e então começaram por caracterizá-los através da experiência que têm com os avós deles.
SIMPÁTICO
QUERIDOS
AMIGOS
BONITOS
BRINCALHÃO
Esta mensagem foi acompanhada pela "Vaquinha Gulosa" que começamos logo por realizá-la.
Material necessário:
-guardanapo branco
-marcador preto ou papel autocolante preto
-fio
-rebuçados ou bombons
-desenho da cara da vaca em papel grosso




Com o guardanapo aberto começaram por desenhar com o marcador as manchas pretas da vaca, de seguida e com o guardanapo aberto colocamos os rebuçados no centro. Fechamos o guardanapo com o fio e colamos a cara da vaca num dos lados exteriores onde dentro estão os rebuçados. Colocamos então o cartão com alguns versos e com o esquema que acima referi preso ao fio que atava a "Vaquinha Gulosa".


Foi uma actividade de facil confecção e que os miudos adoraram realizá-la.
Chegou finalmente o dia do Idoso e parte dos miúdos foram ao centro de dia felicitar os idosos e oferecer-lhes a lembrança.
Os idosos ficaram radiosos e encantados com a surpresa, primeiro porque eles adoram a presença dos miudos lá e segundo por se terem lembrado do dia deles. Durante uma hora conversaram, brincaram, cantaram e divertiram-se muito.
Para finalizar realço que este convivio intergeracional é de uma grande satisfação para os miudos, tanto como para os idosos.

Sem comentários: